Data Início: 19/11/18
Data Final: 31/12/18
Esta consulta pública tem por objetivo colher sugestões
sobre a proposta de construção da Política de Educação Ambiental do
Município de Vila Velha, que dispõe sobre a Educação Ambiental do Município de Vila
velha, Institui a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema de
educação Ambiental e dá outas providências.
Praia de Itaparica
A educação ambiental é fundamental para mudar comportamentos e hábitos culturais, diversas pesquisas nacionais e internacionais já comprovaram isso. E alem disso, a tecnologia hoje possibilitou facilitar tanto as ações educacionais quanto possibilitou o surgimento de novos processos, produtos e serviços que têm menor impacto ambiental. Há sim um gap de conhecimento entre muitas formas alternativas e os muitos benéficios diretos e indiretos para a saúde e meio ambiente que esses novos processos e hábitos podem oferecer. Ex de esclarecimentos sobre processos alternativos que trazem benefícios para o meio ambiente e indiretamente a nossa saúde: uso de energias alternativas como energia solar, uso de mobilidade elétrica ao invés de combustão, reuso de agua, plantio de árvores etc.
Outro ponto importante é evoluir nossa legislação de beneficios vinculados ao IPTU Verde acrescentando descontos para imóveis que adquiram hábitos e processos alternativos sustentaveis.
Coqueiral de Itaparica
SEÇÃO IV - DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL – proponho inserir um item para a criação de um banco de dados sobre projetos e iniciativas de educação ambiental não-formal e disponibilizar para consulta, com aprovação prévia do Setor de Educação Ambiental. Esse item favorece tanto a comunidade que poderá ter uma possível oportunidade de ampliação de captação de recursos para seus projetos, quanto para os empresários que poderão ter a oportunidade de escolher os projetos que estejam em conformidade com suas missões bem como políticas empresariais.
Coqueiral de Itaparica
SE UMA EMPRESA DEGRADA/POLUI UMA DETERMINADA REGIÃO, POR QUE ELA NÃO É OBRIGADA A PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SUA COMUNIDADE OU APOIAR OUTROS PROJETOS?
Conforme as legislações ambientais, a Agenda 2030 e principalmente a Constituição Federal de 1988 (artigo 225), todos temos o direito de desfrutar do meio ambiente saudável e também temos o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Cabe aos órgãos gestores fiscalizar os empreendimentos que utilizam os recursos naturais de forma inadequada e também realizam atividades poluidoras e degradadores do meio ambiente. E compete a nós, como cidadãos, fazer a nossa parte contribuindo com a preservação ambiental e verificar os cumprimentos das legislações.
É fato que, como o SETOR DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL possui conhecimentos técnico-científicos para analisar os processos, deve ser de sua responsabilidade gerir e cobrar o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos que realizam atividades que causam impactos ambientais. No entanto, o que compete a promoção de educação ambiental, seja para funcionários ou para as comunidades impactadas, penso que caberá ao SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, uma vez que esse setor deverá possuir políticas pedagógicas que atuam no processo ensino-aprendizagem, na problematização e tomada de consciência de dada realidade e pela intervenção prática, na construção de valores e condutas e na reflexão crítica do que fazemos.
Sendo assim, proponho que inclua no projeto de lei que “dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema Municipal de Educação Ambiental no âmbito do Município de Vila Velha e dá outras providências”, um capítulo específico sobre o licenciamento ambiental, onde esteja descrito de forma clara, as competências e responsabilidades do setor de licenciamento ambiental, setor de educação ambiental, as empresas licenciadas e as comunidades beneficiadas.
Barra do Jucu
Tema muito importante a Política de Educação Ambiental. Sugiro uma parceria com a secretaria de educação para tratar do tema nas escolas de maneira intermitente com recursos financeiros para implementação de projetos pedagógicos ao longo de todo o ano letivo. Projetos esses que podem ser desenvolvidos dentro e fora das instituições escolares.
Jardim Marilândia
Li o projeto e acho que deve ser implementado;
Brisamar
Boa Tarde a Todos,
O município de Vila Velha necessita de um investimento pesado na área de saneamento básico, principalmente no tratamento de esgoto. A rede pluvial do município está encharcada de esgoto in natura, ocasionando, sempre que chove e a maré enche, um problema gravíssimo de saúde publica. Precisamos de leis que obriguem a gestora de saneamento a investir pesado em obras urgentemente, para melhorar a qualidade de vida do povo canela verde.
Obrigado pela atenção, espero ter ajudado.
Cristóvão Colombo
Acho que deve ser realizado