Consulta Pública 002/2019

Data Início: 24/01/19
Data Final: 23/02/19

A Prefeitura de Vila Velha deve implementar o sistema de compartilhamento de patinetes elétricos. Assim, esta consulta pública tem por objetivo colher informações sobre a implantação de patinetes elétricos na cidade de Vila Velha. 

 

1) Um dos aspectos que a Prefeitura busca avaliar nesta Consulta Pública é o modelo a ser adotado. Nesta consulta o cidadão deve opinar pelo modelo que considera mais adequado para implantação dos patinetes. Duas opções despontam como mais viáveis: 

 

a) A implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV com padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade das bicicletas do Bike VV; ou 

 

b) liberação de mercado para quaisquer empresas que operam no ramo de sistemas de patinetes compartilhados, a serem licenciadas para operar no Município de Vila Velha com regras gerais de uso. 

   

2) Em outro ponto a consulta visa coletar opiniões sobre o modelo de operação que os cidadãos consideram mais adequado para utilização:

 

a) Disponibilizado em “estações”: no qual os patinetes são retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados visualmente e localizados por aplicativo. (a exemplo do BikeVV, em operação); 

 

b) modelo dockless: no qual os equipamentos são disponibilizados sem o uso de estações, dispostos pela cidade conforme local deixado pelo usuário, mas também localizados mediante aplicativo. 

 

Desta forma é essencial que cada um deixe registrada aqui sua sugestão ou proposta sobre o modelo de operação que considera mais adequado para implantação dos patinetes: 

 

Opine também sobre as condições de uso dos patinetes, os locais de disponibilização dos equipamentos e abrangência territorial dos serviços e os modelos de equipamentos a serem implementados.

Anexos
SUGESTÕES
Tainá Carolina Sales dos Santos

Brisamar
a) A implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV com padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade das bicicletas do Bike VV; É mais benéfico para a população a implantação dos patinetes através do Sistema Bike VV, assim é possível a integração do sistema de bicicletas e patinetes, isso facilitaria a utilização e integração entre os modais, o que certamente aumentaria o uso desse meios de transportes sustentáveis e consequentemente beneficiaria a mobilidade na cidade. b) Disponibilizado em “estações”: no qual os patinetes são retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados visualmente e localizados por aplicativo. (a exemplo do BikeVV, em operação); Com relação ao modelo de disponibilização dos patinetes, a minha sugestão é que seja adotado um modelo híbrido, no qual as pessoas poderão deixar o patinete em qualquer local, mas a retirada se daria em estações. Esse modelo é ideal, pois agrega os benefícios dos dois modelos em um só, ou seja, o usuário teria a segurança que no local da estação sempre terá um patinete disponível para utilização, o que não ocorre com o dockless, porém teria a liberdade de deixar o patinete no seu local de destino sem a necessidade de entregar numa estação. Quem seria responsável pelo remanejamento é a própria empresa e os patinetes seriam carregados na própria estação, bem mais rápido e eficaz, sem a necessidade de levá-los para um local próprio de recarga.

23/02/19 11:14
ARLINDA MARIA LOUREIRO DE SOUZA MENEZES

Vila Nova
´Será bem vindo , desde que se respeite o trajeto e não junto a ciclovia e pedestres já que é pouco espaço existente no calçadão . Outra situacao a pensar é a forma de pagar , criar pontos de credenciamento para recarga em cartao avulso ou até boleto . Ver demanda nos bairros vizinhos e não somente na orla e adjacencias. Bairros carentes e distantes poderá ser o plano piloto para esse projeto, pois irá atender muito a populaçao . E só posterior trazer mais para o centro da cidade. Priorizar:] Criar primeiro em bairros distantes e populoso , e depois chegar mais no litoral.

21/02/19 10:46
Deivison Sobrinho

Jardim Guadalajara
Eu acho que todo tipo de meio de transporte como a bicicleta e a patinete é uma tendência mundial para poder melhorar o trânsito e viabilizar a mobilidade urbana, então pelo visto cedo ou mais tarde isso vai acontecer, porém poderiam contemplar os bairros onde a bikevv não atende, pois Vila Velha sempre é umas das últimas a apresentar alguma novidade.

18/02/19 07:09
Angelo

Centro de Vila Velha
Sou a favor do desenvolvimento sustentável da cidade. Vila Velha cresceu em dois anos o que não crescia ha dez. O sistema de compartilhamento Bike VV foi um sucesso e diga-se de passagem tem sido uma excelente forma de economia no bolso do cidadão. Espero que se outras empresas entrarem no mercado, continuem adotando os planos de adesão da atual empresa como exemplo. Melhoria nas ciclovias também precisa e será bem-vinda.

15/02/19 06:58
Olga Araújo

Barra do Jucu
Não sou a favor da implantação dos patinetes!! No modelo de Vitória ficou caro e beneficia apenas os bairros nobres. Os patinetes não contribuem ao meu ver para mobilidade, pois o risco de acidentes é maior. Sou a favor do uso de bicicletas compartilhadas, com estações predefinidas, organizadas e com manutenção em dia. Sou a favor da permanência do sistema Bike VV, porém deve-se ampliar o serviço aumentando o número de estações. Com certeza às bicicletas contribuem para um estilo de vida mais saudável, pois além de aliviar o trânsito dos automóveis, ajuda na prática de exercícios. Foquem em melhorar as ciclovias!

14/02/19 11:38
Luiz

Praia da Costa
É de suma importância que a gestão pública não haja como mecanismo que impeça novos modelos de empreendimento que buscam se instalar no município. A escolha de qual serviço será utilizado pelo munícipe deve ficar nas mãos do próprio munícipe, portanto, o modelo que libera a instalação do serviço por quaisquer empresas parece ideal ao dar ao indivíduo a hegemonia sobre suas escolhas. O modelo dockless trás também maior flexibilidade ao usuário, permitindo a mobilidade a qualquer ponto da cidade sem necessidade de uma estação. Apesar de ser improvável que tal sugestão seja ouvida, recomendo que se observe o modelo de implantação de patinetes elétricos que é adotado na capital americana de Washington, em oposição às proibições impostas pela cidade de San Francisco; (Curioso notar que no caso dos patinetes dockless implantados em Washington D.C. surgiu uma modalidade de arrecadação por alguns moradores que recebem uma taxa por recarregarem os patinetes em suas casas, permitindo a alguns que suplementassem suas rendas com essa atividade). Vale salientar que é patente no processo de consulta um viés por parte da administração de Vila Velha ao colocar o Sistema BikeVV como portador de "padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade", quase como uma indicação de que o outro modelo se trataria de uma alternativa catastrófica, complexa, burocrática, insegura e sem qualidade.

14/02/19 01:49
Joana Paula Binda

Coqueiral de Itaparica
Modelo para implantação dos patinetes: b) liberação de mercado para quaisquer empresas que operam no ramo de sistemas de patinetes compartilhados, a serem licenciadas para operar no Município de Vila Velha com regras gerais de uso. Sobre o modelo de operação: b) modelo dockless: no qual os equipamentos são disponibilizados sem o uso de estações, dispostos pela cidade conforme local deixado pelo usuário, mas também localizados mediante aplicativo.

14/02/19 01:14
Maria Gentil

Centro de Vila Velha
Sou a favor: da continuidade do Bike VV, do modelo estações definidas, da ampliação para outros bairros, do processo licitatório para definição da empresa prestadora do serviço, da melhoria das ciclovias, do incentivo que o uso da bicicleta traz como benefício à saúde e ao meio ambiente, da fiscalização por parte do órgão público e fiscalização à empresa que oferece o serviço Sou contra: a implantação do uso de patinetes compartilhados, acreditando que, as ciclovias existentes no município ainda deixam a desejar, aumentará o número de acidentes envolvendo esse tipo de transporte que dividirá espaço com bikes, carros e pedestres. O custo benefício ja mostrou, como no caso de Vitoria, que não vale a pena.

14/02/19 08:20
Natália Couto Pereira

Araçás
Como foi o da bike vv eu votei a favor.no sistema de compartilhamento de patinetes elétricos não seria diferente porque é uma outra opção de meio de locomoção e acrescentaria ainda mais e tenho certeza que será um sucesso como o bike vv é.

14/02/19 12:43
Manuel Alves

Divino Espírito Santo
Que bom que a Administração de Vila Velha tem trabalhado em busca de trazer melhorias para nosso município. Espero que a implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV tenha a mesma qualidade que as bicicletas. Em tempo, quero parabenizar a gestão administrativa da prefeitura por ter recolhido às bicicletas da Yellow. Aqui não é "terra de ninguém" e isso tem ficado claro para aqueles que tentam tirar proveito de forma ilegal.

13/02/19 09:17