Consulta Pública 002/2019

Data Início: 24/01/19
Data Final: 23/02/19

A Prefeitura de Vila Velha deve implementar o sistema de compartilhamento de patinetes elétricos. Assim, esta consulta pública tem por objetivo colher informações sobre a implantação de patinetes elétricos na cidade de Vila Velha. 

 

1) Um dos aspectos que a Prefeitura busca avaliar nesta Consulta Pública é o modelo a ser adotado. Nesta consulta o cidadão deve opinar pelo modelo que considera mais adequado para implantação dos patinetes. Duas opções despontam como mais viáveis: 

 

a) A implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV com padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade das bicicletas do Bike VV; ou 

 

b) liberação de mercado para quaisquer empresas que operam no ramo de sistemas de patinetes compartilhados, a serem licenciadas para operar no Município de Vila Velha com regras gerais de uso. 

   

2) Em outro ponto a consulta visa coletar opiniões sobre o modelo de operação que os cidadãos consideram mais adequado para utilização:

 

a) Disponibilizado em “estações”: no qual os patinetes são retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados visualmente e localizados por aplicativo. (a exemplo do BikeVV, em operação); 

 

b) modelo dockless: no qual os equipamentos são disponibilizados sem o uso de estações, dispostos pela cidade conforme local deixado pelo usuário, mas também localizados mediante aplicativo. 

 

Desta forma é essencial que cada um deixe registrada aqui sua sugestão ou proposta sobre o modelo de operação que considera mais adequado para implantação dos patinetes: 

 

Opine também sobre as condições de uso dos patinetes, os locais de disponibilização dos equipamentos e abrangência territorial dos serviços e os modelos de equipamentos a serem implementados.

Anexos
SUGESTÕES
Matheus Candeia

Ataíde
Na minha opinião, o projeto de disponibilizar transportes alternativos para os usuários de serviço publico é uma ótima decisão, além de viabilizar mais a mobilidade, dará aos jovens ainda mais motivo para amar a nossa linda cidade.

13/02/19 08:37
Beatriz de Souza

Praia de Itaparica
Sou a favor dos dois tópicos citados (1 e 2). Além do BikeVV ter outras empresas também é necessário já que só o BikeVV não dá conta... além de dar mais opções à população.

13/02/19 08:34
Divina

Barramares
Sou a favor da implantação dos patinetes desde que ampliem as ciclovias e forneçam equipamentos de segurança. É preciso um investimento maior de educação no trânsito para não aumentar o número de acidentes. A implantação do sistema bike VV foi um sucesso e deve permanecer. Com a ciclovia estreita que existe na orla e o trânsito de bicicletas, patinetes elétricos me preocupam!

13/02/19 07:27
Marcos Roberto de Souza

Praia de Itaparica
Liberação de mercado e dockless com certeza. Como está hoje, fica engessado o lugar onde pegar e devolver. Deixe os dois sistemas juntos, como Rio e São Paulo fazem. Aliás, Vitória caramba, aqui do lado deixou, pq nós não.

13/02/19 05:09
Alisson Jeremias da Silva

Praia da Costa
Quanto a primeira pergunta: Sou a favor da livre concorrência de mercado. Aceito ser implantado os patinetes pelo sistema do Sistema BikeV, e por outras empresas tb. Concorrência gera redução de custo para o cidadão! Quanto a segunda pergunta: Sou a favor da disponibilização de estações para facilitar a organização da cidade.

13/02/19 03:17
Gloria

Praia das Gaivotas
O serviço de compartilhamento de meios de transporte é um avanço na mobilidade urbana, uma vez que o transito nas grandes cidades esta cada vez pior, e se não fizermos algo as cidade podem parar. Todavia o sistema atual não atende de forma adequada o cidadão que é para que o sistema é direcionado, pois o BikeVV na forma que esta implantada com sistema de base para retirada e devolução não atende a todos pois teríamos que nos deslocar grande distancias a pé para chagar a uma dessas bases. Moro em Praia das Gaivotas e a base mais próxima foi instalada na rua Dylio Penedo na porta da empresa Brasil Center Embratel em Praia de Itaparica em um local que não favorece em nada e dificulta o acesso do cidadão ao sistema. Vale ressaltar que de acordo com o mapa de estações encontrado do sitio do BikeVV o bairro Praia de Itaparica possui 06 (seis) estações. Isto posto, fica mais do que obvio que o melhor sistema de compartilhamento que contemplaria todo cidadão seria sem o uso de estações. Também deveria ser alterado a atual concessão, de forma a também disponibilizar bikes do sistema BikeVV sem uso de estações. Repostas: 1 - Letra "b", pois é obvio que a livre concorrência traz inúmeros benefícios, levando a empresa a prestar um serviço de qualidade e preço justo sob pena de perder mercado. 2 - Letra "b" (modelo dockless). pelos motivos acima relatados.

13/02/19 02:03
BRUNA G. P. DA SILVA

Praia da Costa
Sou a favor dos patinetes elétricos. Qualquer um dos modelos acho viável, seja no Sistema BikeVV, seja na liberação de mercado para empresas. Mas acho mais adequado e organizado o modelo de operação de “estações”, em quel os patinetes são retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados visualmente e localizados por aplicativo.

13/02/19 11:37
Anderson Santos Mendes

Praia de Itaparica
A favor do sistema, e que o Mercado seja aberto a todas as empresas que desejam atuar na cidade, claro que com regras pre-definidas, assim nāo será um serviço monopolizado, e que o serviço nāo seja em estaçōes, possa deixar em qualquer area, assim abrange mais bairros e nāo só a orla.

13/02/19 09:52
Felipe Pretti

Praia de Itaparica
O sistema deve ser por empresa terceirizada, como a Yellow, sem estação e sim com área demarcada. Não deve ser limitada a uma empresa e sim a qualquer empresa que desejar ofertar o serviço, livre concorrência em benefício do cidadão. Atravessem a ponte e conversem com o prefeito de Vitória, aprendizado nunca é demais!

13/02/19 08:53
Wesley Santana

Boa Vista II
Em primeiro lugar quero parabenizar a PMVV por ter recolhido as bicicletas que foram espalhadas na cidade. Se for assim, qualquer camelô vai poder colocar banca onde bem entender. Sou a favor da implantação dos patinetes se o sistema continuar o mesmo das bicicletas da Tembici, se está dando certo, se a população aprovou,devem só aprimorar e colocar em outros bairros.

13/02/19 08:29