Consulta Pública 002/2019

Data Início: 24/01/19
Data Final: 23/02/19

A Prefeitura de Vila Velha deve implementar o sistema de compartilhamento de patinetes elétricos. Assim, esta consulta pública tem por objetivo colher informações sobre a implantação de patinetes elétricos na cidade de Vila Velha. 

 

1) Um dos aspectos que a Prefeitura busca avaliar nesta Consulta Pública é o modelo a ser adotado. Nesta consulta o cidadão deve opinar pelo modelo que considera mais adequado para implantação dos patinetes. Duas opções despontam como mais viáveis: 

 

a) A implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV com padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade das bicicletas do Bike VV; ou 

 

b) liberação de mercado para quaisquer empresas que operam no ramo de sistemas de patinetes compartilhados, a serem licenciadas para operar no Município de Vila Velha com regras gerais de uso. 

   

2) Em outro ponto a consulta visa coletar opiniões sobre o modelo de operação que os cidadãos consideram mais adequado para utilização:

 

a) Disponibilizado em “estações”: no qual os patinetes são retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados visualmente e localizados por aplicativo. (a exemplo do BikeVV, em operação); 

 

b) modelo dockless: no qual os equipamentos são disponibilizados sem o uso de estações, dispostos pela cidade conforme local deixado pelo usuário, mas também localizados mediante aplicativo. 

 

Desta forma é essencial que cada um deixe registrada aqui sua sugestão ou proposta sobre o modelo de operação que considera mais adequado para implantação dos patinetes: 

 

Opine também sobre as condições de uso dos patinetes, os locais de disponibilização dos equipamentos e abrangência territorial dos serviços e os modelos de equipamentos a serem implementados.

Anexos
SUGESTÕES
Sérgio Bichara

Centro de Vila Velha
Sou a favor da liberação de mercado para quaisquer empresas que operam no ramo de sistemas de patinetes compartilhados, a serem licenciadas para operar no Município de Vila Velha com regras gerais de uso e também apoio o modelo dockless: no qual os equipamentos são disponibilizados sem o uso de estações, dispostos pela cidade conforme local deixado pelo usuário, mas também localizados mediante aplicativo. O modelo da uso fora das estações permite que o usuário possa chegar ao local desejado, e localiza-lo próximo da área que estiver, não sendo necessário o deslocamento até uma base.

30/01/19 11:27
RICARDO MORAES

Aribiri
Ótima idéia! Sou a favor de que os pattinetes estejam dispostos em estações, por medida de segurança para evitar que sejam deixados em locais ermos, e que sejam padronizados assim como são as bikes.

29/01/19 11:21
Fernando Fontoura de Almeida

Alecrim
Segundo a legislação vigente, não é permitido o uso de ciclomotores elétricos nas ciclovias e calçadas e eles devem ser equiparados aos veículos automotores: Resolução 315/2009, atualizado pela resolução 465/2013, do CONTRAN/DENATRAN. Você irá passar por cima da legislação vigente?

29/01/19 11:09
Giuly Milosky

Praia da Costa
Super apoio a ideia, porém acho que deveriam estender as condições de pagamento, uma vez que nem todos possuem cartão de crédito. Uma boa opção seria o débito automático em conta ou mesmos em boletos bancários.

29/01/19 10:14
Vinnicius Ventura

Praia da Costa
Super interessante a) A implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV com padrão de qualidade, resistência, segurança, manutenção e simplicidade das bicicletas do Bike VV; ou O sistema BikeVV é de qualidade. Nosso município avançou muito com essa iniciativa de mobilidade urbana. Sugiro que seja disponibiliza nas estações.

28/01/19 04:00
Daniela torres

Coqueiral de Itaparica
Acredito que a possibilidade de implantação deste sistema podera contribuir ainda mais com os usuarios que utilizam meios alternativos para se locomover a caminho do trabalho. Este modelo possibilita menor esforço fisico ,sendo mais adequado para o trabalhador que segue direto para seu local de trabalho. Fica a sugestão para instalação no modelo de cidade inteligente de compartilhamento de vestiarios . Segue link da sugestão: http://heisscontainers.com.br/mostrar-locacao/container-banheiro-coletivo---vestiArio---1/56

28/01/19 01:32
Marcus Vinicius Gama Santos

Vila Garrido
Muito legal, alem de adultos, nossas crianças também vão se divertir...

28/01/19 01:05
CLARICIA

Ilha dos Bentos
Sou a favor da implantação dos patinetes através do Sistema BikeVV e que sejam disponibilizados estações dentro dos bairros.

28/01/19 12:51
André Luiz Ferreira

Coqueiral de Itaparica
Sou a favor de estações como as da Bikevv

28/01/19 10:45
Jailton Junior

Alvorada
Minha escolha: 1)A - BikeVV e 2)B - modelo dockless

28/01/19 10:43