Consulta Pública 001/2020

Data Início: 10/01/20
Data Final: 05/02/20

Esta Consulta Pública tem como objetivo  debater o Plano Municipal de Mobilidade e

Acessibilidade (PlanMob) .

SUGESTÕES
Valerio máximo Nogueira Frasson

Olaria
Reestruturação da prainha... linha de ônibus circular...Itinerário ...Praça dos ciclistas passando pela orla até Clube libanês, castelo Branco , prainha. Glória e retornando a praça dos ciclistas. Construir porto na Prainha, escolas de tempo integral, criação da rua de laser no centro de Vila Velha.sugestão...Av Champagnat...camera de vigilância no bairro Olaria, ..trocar a iluminação das ruas. Reduzir preço do IPTU. Tirar postes do meio da ciclovia, coroar uma forma de castra gatos e cachorros de ruas.

15/01/20 11:47
Everton Godinho

Praia da Costa
Com relação à fluidez viária, é premente a necessidade de resolver o problema da falta de sincronização dos semáforos das principais ruas e avenidas da cidade. Na Carlos Lindemberg e na Henrique Moscoso, por exemplo, com muita frequência os semáforos saem de sincronia e causam uma série de problemas, como os relatados a seguir: - Aumento da impaciência dos motoristas; - Descrédito ao sistema de semáforos; - Reclamações dos usuários; - Bloqueio dos cruzamentos pelos veículos; - Formação de trânsito lento; - Maior desrespeito ao sinal vermelho; - Aumento do risco de colisão traseira; - Perda de tempo no deslocamento veicular; - Desperdício de combustível; - Acidentes de trânsito.

14/01/20 09:37
Everton Godinho

Praia da Costa
Sobre o incentivo à andabilidade, duas questões que precisariam ser resolvidas pela prefeitura na região do Shop. Praia da Costa: 1) A travessia de pedestres da Av. Carioca, logo na descida da ponte, próximo à alça, para a Rua Inácio Higino sentido Champagnat. Não há local adequado para essa travessia. As pessoas acabam pulando a mureta de concreto no início da subida da alça e atravessando a rua em local sem faixa de pedestres. Ressalta-se que o acesso pela rua Prof. Telmo de Souza Torres, além de dificultoso por se tratar de uma ladeira bem íngreme, é deserto e inseguro. Entendo que deveriam ser feitas adequações para melhorar as vias para os pedestres que vão do Shop. Praia da Costa para a Av. Champagnat, passando pela Inácio Higino, ou vice versa. 2) A própria travessia da Av. Carioca, na descida da 3ª ponte, próximo ao Shop. Praia da Costa. Por que até hoje não foi construída ou montada uma passarela no local? O semáforo existente é bastante demorado, a “pinguela” é estreita e em horários de pico vira uma verdadeira bagunça... Já presenciei pessoas quase sendo atropeladas no local. Se não for possível a instalação de passarela, seria bom ao menos aumentar a largura da “pinguela” para favorecer o fluxo de pessoas no local e reformá-la para melhorar seu aspecto visual.

13/01/20 11:47
Tatiana S Brioschi

Centro de Vila Velha
Plano necessário para a cidade mas nada adianta planos e planos se a fiscalização é falha....há calçadas sem acessibilidade na rua Antônio Ataíde, na região próxima ao shopping Vila Velha que já foi denunciada na imprensa e nada foi feito....existem calçadas quebradas há anos pela cidade, existem lotes sem calçada inclusive perto da minha casa no centro de Vila Velha e nada é feito....existem abrigos de ônibus completamente sucateados, existe rua com problema de estacionamento em fila dupla...já passei por bairros em VV quase sem arborização e sinalização, há invasões, há problemas há anos se arrastando. O aquaviário precisa ser integrado à reforma do Parque da Prainha que é sítio histórico.

13/01/20 08:51
Anderson

Coqueiral de Itaparica
Considero muito longo o prazo para atender a proposta do aumento de ciclovias. Vemos projetos de vias urbanas sem contemplar a proposta de ciclovias. Outro ponto relevante é aumentar a fiscalização de trânsito em áreas de muita circulação, gargalos: saída da Luciano das Neves do Shopping Vila Velha(motoristas querendo entrar na rua para retorno a Itapoã- ao lado do Material de Construção- causam diversos transtornos, escolas(horários de entrada e saída com filas duplas, triplas e estacionamento irregular), fiscalização de transporte por aplicativo(param em qualquer lugar e de qualquer forma atrapalhando o fluxo do trânsito), melhoria nas condições das vias do município(muitos buracos, vias desniveladas, tampas de bueiros ou similares abaixo ou acima do nível da via-falta nivelamento). Muitos acidentes podem ser prevenidos com a melhoria das vias públicas.

13/01/20 05:13
Fernando Rangel

Praia da Costa
O plano é bom e contempla o necessário. Porém ações simples e rápidas já poderiam ser adotadas no município de forma a melhorar a ordem e fluidez no trânsito, por exemplo: Nas regiões Centro, Itapuâ e Praia da Costa, nas vias de maior fluxo e ligações, o estacionamento de veículos em muitas destas poderia ser totalmente eliminado, ou permitido apenas em um dos lados da pista. Ainda nestas e outras regiões de grande fluxo e ligação, uma fiscalização eficiente quanto às infrações de trânsito praticadas, sendo a principal delas o Estacionar em Fila dupla, percebe-se que isso está virando um costume rotineiro, e é uma infração. Estacionar em fila dupla, independente da justificativa, tempo, permanecendo ou não o condutor no veículo, etc, é uma infração de natureza grave, punida com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. Lamentávelmente essa infração, é uma prática comum para muitos motoristas. O problema é que essa atitude atrapalha o trânsito, aumenta o risco de acidentes, e por isso é considerada infração grave prevista no código de trânsito brasileiro.

13/01/20 01:16
Daniel Barcellos Rezende

Coqueiral de Itaparica
Estou em pleno acordo com toda a proposta, inclusive com tudo o que é proposto nas páginas 111 (prioritárias), 121 e 103 no que diz respeito das vias e ciclovias que estão planejadas e que na minha opinião devem ser implantadas. Devo ressaltar à Prefeitura Municipal de Vila Velha que na implantação das vias, deve-se pensar já futuramente em quantos habitantes haverá no local, em quantos transeuntes circularão pelas vias, quantos escritórios ou empresas se instalarão por lá e já construir uma rede de esgoto e drenagem com capacidade de suportar tudo isso já pensando em não ter que esburacar tudo mais uma vez para troca de manilhas e galerias etc., para não gastar duas vezes e gastar mal; também se deve dar uma melhor educação de trânsito aos motoristas e ciclistas de Vila Velha, eles não param na faixa de pedestre, e o pedestre não atravessa na faixa de pedestre. Ainda faço um pedido sobre a Avenida Délio Silva Britto no lado de Coqueiral de Itaparica, que integrará o Corredor Perimetral, que seja feito algo durante estas obras para a correção dos recalques que a via apresenta em praticamente toda a sua extensão, dando a sensação de que estamos num tobogã, indo pra cima e pra baixo.

11/01/20 12:15