Consulta Pública 003/2020

Data Início: 06/06/20
Data Final: 12/06/20

Esta consulta pública tem o objetivo de debater a proposta para o projeto de construção da Praça “Deus Pai”, no bairro Cobilândia.

 

Premissas do novo Projeto da Praça Deus Pai

        Ser o marco referencial da entrada do bairro Cobilândia, valorizando a beleza paisagística como praça contemplativa, estimulando a circulação de pessoas de forma agradável e segura.

         Valorizar a cultura e história do bairro e os usos originais da praça em face ao nome adotado para a praça “Deus Pai”.

        Ter espaço de recreação para crianças com parquinho para proporcionar momentos de interação e bem-estar no convívio ao ar livre, com áreas arborizadas, gramados para piquenique, bancos, mesas com bancos sob áreas arborizada existente para encontros de das pessoas.

         Ter a presença de um monumento em homenagem ao nome da praça batizada de “Deus Pai”, num espaço de convivência a fim de manter a cultura e a história do bairro.

         Ter uma área pavimentada de multiuso, ao longo do dia durante e horário comercial será utilizada como estacionamento e horários noturnos e finais de semana se transformar em área de encontro social com uso de feirinhas e/ou eventos.

         Preservar a área da galeria de água pluvial que atravessa toda a praça de forma a permitir total acesso à manutenção da galeria e os devidos cuidados necessários, introduzindo a laje da tampa da galeria no traçado da praça, e livre de qualquer elemento a construir sobre tal faixa que prejudique a manutenção.

         Preservar a grande maioria das árvores existentes e efetuar plantio de outras e executar maior área  verde, que proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos entre eles: o de gerar bem estar psicológico, embelezar o espaço, proporcionar sombra e proteção, manter o solo permeável absorvendo parte das aguas de chuva e reduzindo as alturas de  inundações e alagamentos, auxiliar na manutenção do clima evitando ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e funcionar como trampolins ecológicos.

        Proteger o entorno da praça com canteiros e jardins, com passeios e alçadas internas a praça gerando maior segurança em elação ao transito da rotatória.  

SUGESTÕES
Magno Antonio Auday Roriz

Itapuã
Me permita realizar algumas observações e sugestões. A principio gostaria de dizer que o trabalho e aprestação esta excelente. O Anexo "2138" deveria conter indicações de setorização para que possamos ser mais precisos nas sugestões. Apesar de não morar no bairro, o frequento assiduamente, o que me trás um sentimento de carinho e impulso de contribuir. Em diagonal oposta ao estacionamento, temos um espaço que sugiro que seja modificado, incluindo ruas, sinalizações de pedestre, semáforos, faixa de pedestre e etc, em uma dimensão reduzida para que as crianças possam exercitar e praticar cidadania, iniciar seu relacionamento com sinalizações, leis e regras de transito. Notoriamente não possuímos orientações escolares suficiente para moldar o futuro cidadão e "como se relacionar com o transito"seja ele pedestre e um futuro motorista. Um pequeno simulador de situações no transito com calçadas, cruzamento, ciclovias, faixa de pedestre etc com certeza iria permitir que os pais e os educadores pudessem usar o espaço para completar os ensinamentos escolares e assim melhorarmos futuramente nossos pequenos. Gosto da ideia da natureza e arborização, mas se colocarmos em uma balança veremos que já temos muitos espaços preservados e poucos ou nenhum destinado a pratica a cidadania. Acredito que este espaço seria melhor aproveitado. Minha outra sugestão esta no parquinho destinado as crianças. Perfeita a ideia de segurança do idealizador, fechado e apenas uma saída e entrada. Para aqueles que tem filhos pequenos ou trabalha com crianças sabe que não conseguimos ficar com os olhos fixos na criança, frequentemente nos distraímos com celular, conversa, pássaros, pensamentos e etc. Sendo assim se posicionar próximo da unica entrada e saí ajuda muito na segurança dos pequenos nos momentos de distrações. Minha sugestão para completar a magnifica ideia do projeto é colocar mais acentos em frente a entrada do parquinho, com acentos proporcionais ao número de crianças previstas. Se o espaço esta projetado para 20 pessoas/crianças então deve-se prever espaço para 20 acentos. Lugar para sentar nunca é demais. Minha próxima sugestão é prever um único lugar para destinado a coleta de lixo. Espalhar lixeiras em toda praça dificulta o recolhimento, alem da manutenção das lixeiras. Definindo apenas um local para o descarte ajuda a melhorar a qualidade do material utilizado, evitando assim o uso plásticos que ressecam e estragam muito rápido. Dimensionado adequadamente, poderemos inclusive exercitar as crianças para não jogar lixo no chão e se deslocar até a lixeira, mesmo que ela esteja longe. Era o que continha.

10/06/20 12:44
JAQUELINE REZENDE FIGUEIREDO

Cobilândia
Ficou linda. O povo da grande Cobilândia merece!!!!

09/06/20 11:17
Márcio silveira

Cobilândia
A praça deveria atender as ansiedade do moradores e entender o que realmente se faz necessário , não há estacionamento e então pra se Fazer uma área de lazer devia se pensar melhor e aproveitar a área pra se fazer feira e reuniões e exposições como : feiras artesanais e encontros e reuniões públicas a outra praça não há espaço e esta deveria ser aproveitada pra desafogar ruas e tirar pessoas das dificuldades de ter uma feira livre em frente a sua casa , há pessoas idosas e enfermas que precisão levantar de madrugada pra tirar carro e outro mais . Têm que se pensar nisso ... Uma área verde pra grande Cobilandia seria o ideal e uma feira a noite pra que as pessoas participassem da feira , os trabalhadores .. Bom ! Minha opinião

09/06/20 09:16
Ronaldo Lopes Borel

Cobilândia
A Praça Deus Pai, deveria contar com um posto da Guarda Municipal, ajudaria muito na segurança, dos cidadãos, dos alunos e professores, das inúmeras escolas, que exitem ao redor da praça.

09/06/20 12:10
Francisco

Praia da Costa
Bela Praça. Projeto adequado ao que foi demandado pela comunidade. Agora, como arquiteto e por já ter participado de diversos projetos para a PMVV, senti falta de um espaço de quadra poliesportiva. Uma vez que para esses espaços de convivência da comunidade, tem-se a necessidade de lazer dos jovens, na forma de esportes coletivos. Mas no geral, ficou bem desenvolvida.

08/06/20 12:12
DIONISIO CARLINI

Cobilândia
ESSA PRAÇA VAI TRAZER MUITOS BENEFÍCIOS A COMUNIDADE. O SONHO DE MUITOS SE TORNARÁ EM REALIDADE.

08/06/20 08:54
Bruno Carlini

Cobilândia
O projeto ficou excelente, vai ser um espaço muito útil para os moradores. Estamos na torcida para o início desta importante obra!

08/06/20 08:44
ADIMILSON IZIDIO DA SILVA

Jardim Marilândia
Valorizar ainda mais o bairro e comercio local a população tem ajudar na conservação depois de pronta

08/06/20 07:14
FABRICIO TRACVEL

Cobilândia
CONCORDO PLENAMENTE QUE FICOU SIM BONITO, MAS PORQUE RAZAO, TIROU O CAMPO DE FUTEBOL DO PROJETO ORIGINAL, CONFORME FOI DOADO O RECURSO DO DEPUTADO FEDERAL, GIVALDO VIEIRA??? SABENDO DA NECESSIDADE DO CAMPO, ONDE TRARIA BENÉFICIO AO MENOS FAVORECIDOS QUE E O POVO, QUE CLAMA POR TER ESPAÇO ONDE PODERIA FAZER O USO DO ESPORTE E PROJETOS SOCIAIS. PORQUE ISSO???? PORQUE SIMPLESMENTE TIRAR DO POVO O QUE É DIREITO DELE..

07/06/20 06:18
Joana Silva

Jardim Marilândia
Ficou maravilhosa, não tem que mudar nada!

06/06/20 09:42