CONSULTAS PÚBLICAS

As consultas públicas são procedimentos que visam fortalecer os processos democráticos através da elaboração conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. Assim, acreditando que a colaboração dos cidadãos, empresas, movimentos e organizações da sociedade pode contribuir para o êxito das ações e programas do governo, de acordo com os anseios coletivos, implementamos as consultas públicas relacionadas abaixo, de modo a permitir a contribuição dos cidadãos e o diálogo direto com a sociedade.

Esta consulta pública tem como objetivo colher opinião dos munícipes sobre o  projeto executivo de infraestrutura e urbanização paisagística e arquitetônica da Lagoa Grande e do morro da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, a fim de revisar o mesmo, seja com a revalidação das premissas originais do projeto e a realização de ajustes de acordo com a participação popular, adequando com os recursos previstos para as obras.

Esta consulta pública tem o objetivo de colher a opinião da população sobre o novo projeto paisagístico do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, que conta com uma área de 162 hectares e abriga fragmentos da Mata Atlântica e uma variada fauna, e será todo reestruturado.

Esta consulta pública tem o objetivo de debater a proposta para o projeto de construção da Praça “Deus Pai”, no bairro Cobilândia.

 

Premissas do novo Projeto da Praça Deus Pai

        Ser o marco referencial da entrada do bairro Cobilândia, valorizando a beleza paisagística como praça contemplativa, estimulando a circulação de pessoas de forma agradável e segura.

         Valorizar a cultura e história do bairro e os usos originais da praça em face ao nome adotado para a praça “Deus Pai”.

        Ter espaço de recreação para crianças com parquinho para proporcionar momentos de interação e bem-estar no convívio ao ar livre, com áreas arborizadas, gramados para piquenique, bancos, mesas com bancos sob áreas arborizada existente para encontros de das pessoas.

         Ter a presença de um monumento em homenagem ao nome da praça batizada de “Deus Pai”, num espaço de convivência a fim de manter a cultura e a história do bairro.

         Ter uma área pavimentada de multiuso, ao longo do dia durante e horário comercial será utilizada como estacionamento e horários noturnos e finais de semana se transformar em área de encontro social com uso de feirinhas e/ou eventos.

         Preservar a área da galeria de água pluvial que atravessa toda a praça de forma a permitir total acesso à manutenção da galeria e os devidos cuidados necessários, introduzindo a laje da tampa da galeria no traçado da praça, e livre de qualquer elemento a construir sobre tal faixa que prejudique a manutenção.

         Preservar a grande maioria das árvores existentes e efetuar plantio de outras e executar maior área  verde, que proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos entre eles: o de gerar bem estar psicológico, embelezar o espaço, proporcionar sombra e proteção, manter o solo permeável absorvendo parte das aguas de chuva e reduzindo as alturas de  inundações e alagamentos, auxiliar na manutenção do clima evitando ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e funcionar como trampolins ecológicos.

        Proteger o entorno da praça com canteiros e jardins, com passeios e alçadas internas a praça gerando maior segurança em elação ao transito da rotatória.  

Esta consulta pública tem por objetivo colher opiniões sobre o Produto 7a – Plano de Implantação, Gestão e Monitoramento do PlanMob Vila Velha.

A proposta pode ser conferida no anexo abaixo:

Esta Consulta Pública tem como objetivo  debater o Plano Municipal de Mobilidade e

Acessibilidade (PlanMob) .

Esta consulta pública tem como objetivo conhecer a opinião dos munícipes sobre o Projeto de Urbanização, Revitalização e Requalificação da Praça Duque de Caxias a fim de verificar a necessidade de adequações da proposta

Esta consulta pública tem como objetivo colher opinião dos munícipes sobre o Projeto de Urbanização, Revitalização e Requalificação do Parque Municipal Urbano do Sítio Batalha a fim de revisar o mesmo, seja com a revalidação das premissas originais de projeto e a realização de ajustes de acordo com mudanças das normas de acessibilidade, meio ambiente, entre outras, adequando com os recursos previstos para as obras.

A fim de estimular a população a definir o nome da Praça de São Conrado, a Prefeitura de Vila Velha disponibilizou uma consulta pública a partir desta quinta-feira (28). A população poderá sugerir nomes diversos, no entanto, a título de indicação sugerimos "Praça Zilá de Souza Garcia, mulher, fundadora do bairro que faleceu aos 85 anos de idade tendo dedicado a vida ao bairro ajudando a população local, ou simplesmente "Praça São Conrado". Segue em anexo croqui com localização da área da área da praça para disponibilização no site. A consulta pública está no ar por uma prazo de 15 dias. 

Está aberta a consulta pública à população para a instalação de Parklet na Rua Rio Branco, n° 08, Praia da Costa. A colaboração dos cidadãos pode contribuir para o êxito das ações e programas do governo, de acordo com os anseios coletivos, implementamos as consultas públicas relacionadas abaixo, de modo a permitir a contribuição dos cidadãos e o diálogo direto com a sociedade.

Esta consulta pública tem como objetivo colher opinião dos munícipes sobre a instalação de Parklet - uma extensão da calçada, na Rua Jorge Rizk, nº 212, Praia das Gaivotas. A implantação visa humanizar e democratizar o uso das vias públicas.