Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.


Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.


No ano de 2019 o Instituto Ambientes em Rede – IAR, representante legal do Foundation for Environmental Education – FEE, uma organização não governamental internacional, apresentou a Prefeitura Municipal de Vila Velha, proposta de tornar uma de suas praias certificadas pela Bandeira Azul. 


No ano de 2021 foi realizado um levantamento de toda a documentação e testes de balneabilidade necessários para que a Praia da Sereia fosse aprovada na primeira etapa pelo júri nacional no mês de maio de 2021.


Posteriormente, os demais critérios e outras providências foram tomadas e enviadas para avaliação e no mês de outubro de 2021 a Praia da Sereia foi aprovada pelo Júri Internacional e passou a fazer parte de um seleto grupo de praias no Brasil e no mundo com a certificação do programa Bandeira Azul, para a temporada de 2021/2022.           


E a cidade de Vila Velha com seus 32 Km de orla está orgulhosa de ter entre as suas 12 praias, a Praia da Sereia, selecionada para o desenvolvimento do programa Bandeira Azul –, por atender os rígidos critérios de certificação, principalmente por apresentar boa infraestrutura e excelente balneabilidade.


A Praia da Sereia possui 450 metros de extensão, 03 ilhas bem próximas à faixa de areia: Pedra do Sapo, Ilha Riviera, Pedra Monalisa, Pedra Tartaruga e a Pedra da Sereia. 


Para conquistar essa certificação, a praia recebeu melhorias em toda sua infraestrutura: restauração do calçadão, ciclovias, corrimãos, rampa, nova iluminação de led,  02 banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e público em geral, que funcionam diariamente das 7h às 19 horas, com equipe de limpeza permanente e material de higiene para manutenção,  03 chuveiros em aço inox que juntos totalizam 06 duchas, aparelho em aço inox para exercícios aeróbicos, parquinho infantil, sinalização vertical e horizontal, abrigo de ônibus adaptado para pessoas com necessidades especiais. Além da organização das atividades esportivas praticadas nas areias da praia e atividades de educação ambiental.


Projeto Praia Legal na Praia da Sereia


Além da Praia da Sereia ter recebido toda nova estrutura e novos equipamentos, a praia conta com o projeto Praia Legal, que promove a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais por meio da acessibilidade às praias. O usuário é assistido por técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e de outros setores da Prefeitura, como Guarda-vidas. 


Estação Bike Vila Velha – mobilidade urbana e sustentabilidade


E para aqueles que optam por um meio de transporte sustentável, o Bike VV é ideal para se deslocar e apreciar o belíssimo visual da orla e curtir a Praia da Sereia, que conta com uma estação. Esse meio de transporte que está à disposição de moradores, turistas e visitantes, compreende um sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Vila Velha, operacionalizado pela tembici. Com ele, qualquer pessoa que deseja se deslocar pelas ruas de Vila Velha, utilizando uma bicicleta, pode comprar um plano, alugar uma bicicleta e devolvê-la em uma estação próxima ao seu destino final.


No Brasil existem 22 praias que são certificadas pelo programa Bandeira Azul e estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e o Espírito Santo.


A conquista da certificação do programa Bandeira Azul para a Praia da Sereia se deu devido ao atendimento dos critérios que resultou primeiramente na aprovação do júri nacional e posteriormente do júri internacional, e que inseriu a primeira praia de Vila Velha e do Espírito Santo no seleto grupo de praias do Brasil com a certificação do Programa Bandeira Azul.


Após todos os critérios preenchidos e aprovados uma comissão do Instituto de Ambientes em Rede (IAR) realizou a inspeção final e juntamente com a Prefeitura Municipal de Vila Velha promoveram o hasteamento da Bandeira Azul na Praia da Sereia.   


RESULTADO DE BALNEABILIDADE 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Durante a alta temporada do verão de 2022 teremos uma programação toda voltada para a Educação Ambiental na Praia da Sereia. 


Estão previstas ações como: 


Campanha de Limpeza de áreas naturais – mobilização de voluntários para realização de mutirão de limpeza da Praia da Sereia. 


Projeto Sereias Capixabas – duas sereias capixabas estarão posicionadas na areia da Praia da Sereia e dentro da água. Elas irão interagir com os banhistas por meio de placas com frases de impacto. Também ficarão disponíveis para um momento de fotografias. 


Material orientativo – Material de divulgação explicando: Programa Bandeira Azul, Educação Ambiental, Conservação do Ambiente Marinho e Praia Limpa e Sustentável.


Coordenação do Programa Bandeira Azul


Contatos: (27) 3149-7353 – turismo@vilavelha.es.gov.br


Coordenação de Educação Ambiental (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

Contato: (27) 3149-7264 I educambiental@vilavelha.es.gov.br