Ecoturismo

O Morro do Moreno é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. O local, que também é frequentado por aventureiros para a prática de esportes radicais e mais contato com a natureza, serviu, em séculos passados, de posto de observação para a defesa da cidade contra o ataque de navios corsários, devido a sua localização privilegiada, à entrada da Baia de Vitória. Seus mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra.

Parque da Manteigueira possui uma área equivalente a cento e sessenta campos de futebol e abriga mais de mil e seiscentas espécies de plantas e mais de cento e vinte espécies de pássaros. O ponto mais elevado do morro oferece ao visitante um belíssimo visual de parte de Vila Velha e do município de Vitória.

O Morro do Penedo, um dos mais belos e imponentes monumentos naturais do estado, possui historicamente uma áurea de misticismo. Isso porque, desde os tempos do Brasil Colônia, ele é visto como uma espécie de guardião que protege os habitantes de Vitória, embora esteja localizado na margem vilavelhense do canal.


Lagoa Grande
Parque Natural Municipal de Jacarenema