Ecoturismo

O Ecoturismo ou Turismo Ecológico é um dos segmentos da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.


Vila Velha se destaca no ecoturismo por oferecer vários parques e áreas verdes que são propícios a caminhadas, trilhas, rapel e momentos de contemplação em meio à natureza.


Conheça alguns desses espaços: 


Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira


Localizado no bairro Glória, a Unidade de Conservação (UC) abriga fragmentos da Mata Atlântica e ecossistemas associados como brejo e mangue na foz do Rio Aribiri. Apesar de estar localizado em uma área urbana, o Parque abriga uma variada flora e fauna. O Morro da Manteigueira, que antes era chamado de Pedra D’água e de Parque Ecológico Espera Maré, recebeu essa denominação devido à construção de uma casa nas encostas voltadas para a Baía de Vitória. Estima-se que tenha sido erguida no início do século XX e sua arquitetura, em estilo neoclássico, apresentava uma varanda com cobertura que circundava a edificação e sugeria aos observadores que passavam de barco pela baia a figura de uma manteigueira.


Dentre os atrativos do parque destacam-se seis trilhas de fácil acesso, sendo que uma delas dá acesso ao mirante Pedra do Urubu. Este local possui uma bela paisagem da baía de Vitória e da Foz do Rio Aribiri. 


Como chegar 


O parque fica na Rua Mestre Gomes, no Bairro da Glória. Seguindo pela Avenida Jerônimo Monteiro, deve-se entrar na rua dos Supermercados EPA e seguir em frente até chegar no ponto final.


Dias e horários de funcionamento: De Terça a Domingo, das 8 às 17h

Um servidor que orienta as visitas, porém não acompanha os turistas. 

Possui sede com apoio ao turista. 


Parque da Prainha


Situado no Sítio Histórico da Prainha entre a Escola de Aprendizes Marinheiros – EAMES e o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, dispõe de amplo espaço gramado, áreas livres para passeios de bicicletas, caminhadas, futebol, pic nic’s ou simplesmente relaxar e contemplar a paisagem do entorno. 


Ao fundo encontra-se a baía de Vitória de onde partem os barcos de pesca artesanal que abastecem o mercado de peixes e frutos do mar que são comercializados no local, onde são comercializados para famílias e para os principais restaurantes da cidade.


Em frente à sede do antigo Fórum encontra-se uma estação de bicicletas onde turistas e visitantes podem locar e curtir um bom pedal por toda a região para conhecer os monumentos históricos, lojas de artesanato, bares e restaurantes tradicionais da Prainha.


A área do parque é um verdadeiro convite para uma boa caminhada e também para conhecer as inúmeras lojas de artesanato próximas ao portão principal da entrada do Convento da Penha. Um coletivo de artes com peças exclusivas também é uma das opções de compras de souvenirs bem ao lado da Igreja do Rosário.


Do parque se tem uma vista privilegiada do Convento da Penha, Igreja do Rosário, Casa da Memória,  Museu Homero Massena e do Largo Frei Pedro Palácios. 


O Parque da Prainha possui acesso livre e gratuito.


Como chegar


Rua Antônio Ataíde, sentido Sítio Histórico

Dias e horários de funcionamento: Todos os dias. Recomenda-se visita-lo das 8h às 19h.


Parque Urbano de Cocal 


O parque possui uma área de mais de 23 mil metros quadrados e está situado em bairro de mesmo nome com uma boa infraestrutura.


O local disponibiliza equipamentos de lazer e esporte que estão dispostos em formatos circulares, facilitando a circulação no espaço, criando unidade e identidade. 


Possui arena poliesportiva, com duas quadras associadas, o que possibilita eventos de grande porte, abrigando três mil espectadores nas arquibancadas. A pista de corrida, com as raias pintadas, estimula a prática de esportes para todas as gerações, assim como treinamentos funcionais orientados e pequenos campeonatos locais. Oferece ainda academia popular e da terceira idade, playground, mesas de jogos de damas e xadrez.


A área do parque conta com estacionamento e Centro de Convivência do Idoso com várias atividades esportivas, de lazer e culturais. Além de cursos e aulas gratuitas diárias. O parque atrai centenas de famílias e praticantes de esportes. Aberto diariamente com entrada gratuita.


Como chegar


R. dos Artistas, 42 - Cocal, Vila Velha - ES, 29102-852


Siga em direção ao Ginásio Tartarugão no bairro Coqueiral de Itaparica e depois vire à direita na Rua Dr Annor da Silva (a que leva à UVV e ao Shopping Vila Velha). Entre na segunda rua à esquerda e logo vocês avistarão o parque, na Rua dos Artistas. Vindo de Vitória ou do Centro de Vila Velha, siga pela Av Luciano das Neves e entre na Rua Dr Annor da Silva (primeira rua à direita do Shopping Vila Velha). Entre na primeira rua à direita após passar pela Estação Verde Eventos.


Horário de funcionamento: 

De Segunda a Quinta-Feira, das 6 às 22h

De Sexta a Domingo, das 6 às 23h


Morro do Moreno


De acesso livre se destaca na paisagem com seus 184 metros de altitude. Do alto o turista pode contemplar um deslumbrante visual da extensa faixa de praias e uma belíssima vista de toda a cidade. Do seu cume ainda se avista a baía de Vitória, o Mestre Álvaro no município de Serra, o Convento da Penha e a 3ª Ponte que liga a cidade de Vila Velha à Capital Vitória. 


Como chegar


Endereço: 1056, R. Xavantes, 262 - Praia da Costa, Vila Velha - ES, 29101-190.


Horário de Funcionamento: Todos os dias. Recomenda-se visitá-lo durante o dia e com um guia de turismo regional.

Não possui monitor.


Monumento Natural Morro do Penedo


Localizado nas proximidades do Terminal dos navios de cargas de Vila Velha - TVV, se destaca na paisagem com seus 136 metros de altitude. Imponente, compõe um dos mais belos cenários da baía de Vitória, inclusive podendo ser visto durante a noite devido a uma iluminação especial. Apesar de grande parte dessa maravilhosa face rochosa estar voltada para Vitória, o Morro do Penedo pertence ao município de Vila Velha. Em um dos lados do morro existe uma prainha com uma casa de Pedra. Vale salientar que há um morador no local e por isso é importante respeitar os limites desta propriedade particular.


Como chegar 


Pelo 5.4 km, via Avenida Rui Braga Ribeiro e Avenida Jerônimo Monteiro. Também é possível o acesso de barco para se chegar em uma Prainha ao lado.

Dias e horários de funcionamento: Todos os dias. Recomenda-se visitá-lo durante o dia e com um guia de turismo regional.

Não possui monitor.


Parque Natural Municipal de Jacarenema ou Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema 


É uma área protegida situada no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. A reserva abrange todo o estuário do Rio Jucú, contando com vegetação de mangues, restingas e remanescentes da Mata Atlântica. 


Como Chegar


Pela Rodovia do Sol, Avenida da Praia. Outra forma de acesso é pelo Morro da Concha na Barra do Jucu. 


Dias e horários de funcionamento: Todos os dias. Sugerimos visitá-lo durante o dia e com um guia de turismo regional.


Não possui monitor.


Obs: essa Unidade de Conservação foi criada, mas ainda não foi implantada. Desta forma, o parque não possui uma sede e por isso não há estruturas como banheiros, água potável, segurança ou pontos de apoio ao turista. 


Parque Municipal Urbano Sítio Batalha


O parque possui mais de 48 mil metros quadrados com 72 espécies de flora nativa e é uma unidade de equilíbrio entre o urbano e o natural bem no centro da cidade.


Oferece uma área verde considerável que vai possibilitar aos moradores do Centro e demais bairros do entorno a prática de trilhas e caminhadas, lazer, entretenimento, turismo, cultura, educação ambiental e contemplação.


Um projeto de estrutura arrojada encontra-se em andamento que irá proporcionar mais comodidade aos visitantes e turistas com acesso fácil, estacionamento, áreas de convivência, trilhas, lojas de souvernirs, food park, entre outros.


Como Chegar


Dias e horários de funcionamento: atualmente, o parque funciona somente por agendamento e atende somente escolas e grupos comunitários. 

Dias e horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Possui monitor.