Nossa Cidade

Seja bem-vindo à Vila Velha, uma das cidades mais antigas do Brasil que preserva a sua história e se prepara para o futuro.


Fundada em 1535 pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, possui um rico patrimônio histórico, cultural, tradições e costumes, que até os dias de hoje compõem a paisagem da cidade e o jeito peculiar de seu povo.


A cidade oferece belas praias, boa gastronomia à base de frutos do mar, atividades de ecoturismo, turismo náutico, turismo de aventura e agroturismo, que juntos formam um roteiro perfeito a ser percorrido.


Vila Velha é uma das cidades que compõe a Região Metropolitana e está bem próxima à capital Vitória.


Sedia os principais atrativos turísticos do Espírito Santo que são: Convento da Penha, Fábrica de Chocolates, Igreja do Rosário, Farol Santa Luzia, belíssimas praias e uma rica gastronomia.


Aqui os turistas encontram bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes onde poderão se hospedar, degustar petiscos e os principais pratos da gastronomia capixaba.


Viva a experiência de visitar lugares únicos, conhecer o jeito especial do vilavelhense, carinhosamente chamado de “canela verde”, e se deliciar com sabores e curtir lugares que somente Vila Velha oferece! 


Vila Velha está situada a apenas três quilômetros de Vitória (via Terceira Ponte), capital do Estado, e faz divisa com as cidades de Guarapari, Cariacica e Viana, que, juntamente com Serra e Fundão, integram a região Metropolitana da Grande Vitória. Com 32 quilômetros de litoral, o município reúne belas praias, que constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos do Espírito Santo, como as praias da Costa, de Itapoã, de Itaparica, Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta.


População estimada:

508.655 habitantes (IBGE 2021)


Área:

209.965 km²


Distância de:

Vitória – 3 km

Serra – 30 km

Cariacica – 20 km

Guarapari – 41 km

Viana – 29 km

Fundão – 56 km

Belo Horizonte – 520 km

Brasília – 1.250 km

Rio de Janeiro – 511 km

Porto Alegre – 2.005 km

Salvador – 1.210 km

São Paulo – 880 km