Sol e Praia/Náutico

Praias, história, cultura e roteiro de esportes radicais encantam turistas em Vila Velha, com seus 32 km de litoral de praias encantadoras, cada uma com características próprias. Temos praias para todos os tipos e gostos. Praia para família e crianças com pedalinho, banana boat, caiaques, stand up pedal; praias para a prática do surf, e esportes radicais como o kite surf (com serviço de aula prática); além de points de altinha, vôlei de praia, futevôlei, beach tênis, frescobol e outros.


Praia da Costa

É uma das mais belas praias urbanas do Espírito Santo e a mais famosa de Vila Velha, também considerada uma das mais bonitas do Brasil. 

Com uma extensa faixa de areia e de águas límpidas, possui um longo calçadão com ciclovia, onde é possível locar uma bicicleta nas estações. Bares, restaurantes, quiosques, hotéis e outros são encontrados pela orla.


Onda Avalanche – a maior do Brasil

O nome onda avalanche vem pelo fato da espuma branca que despenca junto com a crista da onda lembrar uma avalanche de neve. 

A onda já era conhecida de surfistas locais, outros esportistas e pescadores nativos até que no ano de 2019, um surfista carioca veio surfar em águas capixabas e descobriu o segredo que até então ficava somente entre os surfistas do Espírito Santo.

Com uma altura estimada entre cinco e seis metros, passou a ser considerada a maior onda do Brasil. 

Ela fica a 4Km para fora da praia da Costa, em um ponto em que existe um afloramento de pedra conhecido pelos nativos como Baixo dos Pacotes.

Ali há um  arquipélago formado por três ilhas pequenas, mais o afloramento onde quebra a Avalanche.

Segundo os surfistas que frequentam o local, o pico do Avalanche é apontado como o principal local do Brasil para encontrar ondas grandes.


A formação

Ao redor do arquipélago, ainda que próximo da costa, a profundidade atinge os mil metros. Mas, subitamente, surge o afloramento a apenas quatro metros de profundidade.

A superfície do mar, que antes ficava bem distante do assoalho marinho, encontra esta barreira e sobe. A pouca profundidade faz a onda crescer quando o vento vem dos quadrantes sudeste/leste.


Praia da Sereia 

A Praia da Sereia é um agradável recanto com 450 metros de extensão que inicia próxima ao Clube Libanês até a Pedra da Sereia.

Em frente a essa praia estão a Pedra do Sapo, a Ilha Riviera, a Pedra Monalisa, a Pedra Tartaruga e a Pedra da Sereia. 

Os turistas encontram nessa bela praia, areias douradas que contrastam com as águas claras e tranquilas do mar. Possui um calçadão com ciclovia e área para a prática de esportes variados como canoa havaiana, bech tênis e futevôlei. Nessa Praia destaca-se o Projeto “Praia Legal”, que oferece acessibilidade para pessoas com deficiência ou com dificuldades de mobilidade para banhos de mar. 


Programa Bandeira Azul

Recentemente, a Praia da Sereia recebeu a certificação internacional do Programa Bandeira Azul e foi inserida em um seleto grupo de praias do Brasil e do mundo, como uma praia qualificada por preencher alguns critérios como: balneabilidade, limpeza, organização do espaço e segurança de seus banhistas.

No Brasil existem 22 praias que são certificadas pelo programa Bandeira Azul e estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e o Espírito Santo.


Praia do Bananal

De águas claras e tranquilas é um pedacinho de praia bem frequentado na alta temporada por pessoas mais jovens e famílias. Praticantes de esportes náuticos e algumas lanchas de passeios passam ou ancoram nessa praia para aproveitar o visual e dar aquele mergulho.


Praia Secreta

Descoberta recentemente esse aconchegante recanto de  praia se tornou uma das mais desejadas e conhecidas praias da Cidade de Vila Velha. Com águas claras, tranquilas e de coloração variada entre o azul e o verde esmeralda, apresenta pequena faixa de areia dourada com estrutura de bar e petiscos.


Praia de Itapoã

Essa praia é a continuação da bela Praia da Costa e está situada a somente 3 km do Centro da cidade. O potencial pesqueiro tornou essa praia um dos principais pontos de pesca de arremesso do estado. Suas principais atrações são passeios de barcos para as Ilhas de Pituã e Itatiaia, além e a prática da pesca de arrastão de rede. Conta com uma extensa faixa de areia que permite a prática de diversos esportes, como vôlei, futevôlei e futebol de areia. Vários bares e restaurantes são encontrados ao longo de sua orla. Localizada em região nobre de Vila Velha, a Praia de Itapoã é famosa por sua infraestrutura de quiosques e espaços para prática de esportes. Fica entre a Praia da Costa e a Praia de Itaparica.


Praia de Itaparica

A praia de Itaparica é uma sequência da Praia de Itapoã. Bastante frequentada por possuir vários quiosques e fica bem animada no verão. Possui ao todo 3,5 km de extensão com mar de ondas altas e fortes, sendo um destino muito procurado para a prática do surf, bodyboarding  e kitsurf. Essa praia já sediou vários campeonatos nacionais dessas modalidades que atraíram um grande público.


Barra do Jucu

A praia da Barra do Jucu é uma das mais bonitas da Região e está localizada a 11 km do Centro de Vila Velha.

Com acesso fácil pela Rodovia do Sol, esse balneário é famoso pelas suas praias, pela gastronomia e pelas bandas de congo que ganharam ainda mais destaque com a música “Madalena do Jucu”. 

A Praia do Barrão, famosa por suas ondas perfeitas é a mais movimentada e sedia campeonatos estaduais e nacionais de surf e bodyboarding.

Vários atletas que treinaram nessa praia se consagraram campeões mundiais e valorizaram ainda mais esse acolhedor balneário.

É na Barra do Jucu onde acontece o primeiro pernoite dos andarilhos dos “Passos de Anchieta” -, caminhada de 100 Km que parte de Vitória até a cidade onde viveu Santo José de Anchieta.  


Praia dos Recifes

A praia possui uma beleza natural bem peculiar, pois é cercada de recifes que deu origem ao seu nome.

Da parte rasa da praia é possível enxergar os recifes somente na maré baixa, onde são formadas diversas piscinas naturais. 

A praia possui uma pequena enseada, com faixa de areia e o mar com alguns pontos propícios à pratica do surf. 


Lagoa grande

A Lagoa Grande está localizada na Ponta da Fruta e consiste em uma área natural muito utilizada pela comunidade local e por visitantes para atividades recreativas. Trata-se de uma lagoa costeira formada por avanços e recuos do nível do mar (regressão e transgressão marinha), que abriga espécies de moluscos, crustáceos, peixes e outras espécies animais e vegetais que se desenvolvem em sua extensão.


Ponta da fruta

Situada entre as cidades de Vila Velha e Guarapari e com acesso fácil pela Rodovia do Sol, é uma praia aconchegante. 

Com um belo visual, apresenta um cenário de tranquilidade e beleza. O mar é calmo e possui poucas ondas. Algumas pedras na parte direita e várias casas à beira mar fazem parte da paisagem da praia. 

A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes pode ser vista de longe, à esquerda da praia, de onde se tem uma bela vista da praia da Baleia e do pôr do sol.


Praia da Baleia

Estende-se por três bairros, essa praia compreende uma faixa de areia contínua, mudando de nome entre Morada do Sol, Interlagos (Grande) e Ponta da Fruta (Baleia). O mar é agitado e com ondas fortes. Entretanto, essas condições são favoráveis, em especial na parte central, à prática do surf e bodyboard. Na praia da  Baleia, há uma faixa de corais, perfeita para quem gosta de apreciar as belezas da natureza.


Pista de Pump Track

Uma pump track é uma pista de asfalto ou de terra onde existem lombadas (ou “rollers”) que permitem que as bikes ganhem velocidade ao realizar o ato de bombear o corpo e a bicicleta.

Localizada na praia da Baleia, no bairro Ponta da Fruta, numa área de 2.260 m², a pista de Pump Track possui dois níveis, o intermediário e o iniciante. São 280 metros lineares de pista.

Construída pelo profissional de BMX Blue Herbert, especialista nesse estilo de pista, a nova atração foi construída em base de terra modelada, duas camadas de revestimento, uma de asfalto e outra de micro revestimento, que dará o nível de fluidez, velocidade e também para que a resistência da superfície seja perfeita para os praticantes.

A pista de pump track oferece um circuito de embalo para: bike MTB, bike BMX, skate, patins e patinetes.


Ilha de Pituã

A Ilha de Pituã fica bem próxima à Praia de Itapoã e alguns se aventuram ir nadando devido à proximidade. Para quem deseja conforto e comodidade, vários barcos, em poucos minutos levam turistas e visitantes a conhecerem as belezas dessa paradisíaca ilha. Logo no desembarque, o paraíso se revela: a vegetação e as piscinas naturais de águas transparentes, onde variadas espécies marinhas se abrigam. 


Ilhas Itatiaia

As piscinas naturais das Ilhas Itatiaia em Vila Velha, no Espírito Santo, são um verdadeiro paraíso. Elas ficam a menos de 1 km da orla da Praia de Itapoã e fazem parte de um arquipélago que tem sete pequenas ilhas. A que recebe visitas é a maior delas, Ilha Boqueirão. Com águas calmas e transparentes. Em alguns períodos durante o ano, a Ilha de Itatiaia é local de reprodução das andorinhas do mar, considerado período de defeso. 


Ilha das garças

Localizada a 800 metros da Praia de Itaparica no litoral sul do Espirito Santo, a ilha das Garças é a maior ilha do Município de Vila Velha. Ela tem esse nome porque é povoada por três espécies de garças: a garça-branca-grande, a garça-branca-pequena e garça-vaqueira . A Ilha das Garças também é um importante local de reprodução de algumas espécies animais, como garças e o socó-dorminhoco, sendo que a restinga predominante no lugar se torna propícia para a conservação desses filhotes.

É também muito utilizada para a pesca, porém o acesso é proibido de janeiro a março devido ao período de defeso das garças (época de reprodução).



NÁUTICO


A atividade náutica, quando atrelada ao turismo, possui características que a diferenciam do simples ato de navegação.

Diferentemente de outros segmentos, o turismo náutico tem a característica de ser a embarcação náutica o atrativo principal da atividade. Isso significa que ela não é apenas um meio de deslocamento, e sim, de entretenimento e diversão.  Os tipos de embarcações podem ser vários como escunas, jangadas, balsas, iates, botes, traineiras, pranchas, barcaças, navios, veleiros, entre outros.


A prática do Turismo Náutico tomou-se mais frequente no Brasil e no Espírito Santo. Afinal o país oferece mais de 8 mil quilômetros de praias e os nosso estado quase 400 Km de litoral.


Vila Velha é parte desse litoral com 32 Km de praias para todos os gostos que são ideias para práticas náuticas e esportivas. Com clima ameno e boas condições marítimas, as praias da cidade são ideiais para:


Stand Up Padle: a praia da Sereia é um dos locais ideias para essa prática, tanto de moradores quanto locação de pranchas para turistas.


Canoa Hawaiana: nas praias da Sereia e de Itapoã encontra-se  embarcações particulares de grupos e escolinha.


Kite Surf: escolinha na Praia de Itaparica


Surf e Bodybording: a Praia do Barrão na Barra do Jucú é ideal e já revelou grandes campeões estaduais, nacionais e mundiais.


Pesca Amadora e Esportiva: as praias de Vila Velha são ideais para a pesca. Já sediou vários campeonatos de pesca esportiva. Destaque para a Praia de Itaparica.


Passeios de barcos e lanchas:


• Ilha de Pituã - localizada a menos de 300m da Praia de Itapuã, possui belas piscinas naturais e vegetação nativa que garantem satisfação e diversão para os visitantes.

• Ilhas Itatiaia - o arquipélago de Itatiaia, também localizada na Praia de Itapuã, distante 800m da praia, é formado por 7 ilhas que servem de berçário para algumas espécies de aves marinhas, principalmente andorinhas do mar e garças.

• Ilha das Garças - localizada a aproximadamente 800m da Praia de Itaparica é a maior ilha do município. A Ilha recebeu esse nome por ser local de reprodução de três espécies de garças: a garça-branca-grande, a garça-branca-pequena e garça-vaqueira - Além do socó-dorminhoco.

• Ilha Rodrigues – a poucos metros da Praia da Sereia, a ilha oferece uma bonita vista da orla. Podendo chegar a nado ou por meio de uso de equipamentos como caiaques, pranchas de stand up e pequenas embarcações.

• Passeios de lanchas e Jet Ski – lanchas particulares realizam passeios sob agendamento.